top of page

Vivência coletiva de estresse altamente traumático.

Os desastres naturais são citados de forma recorrente em estudos do tema Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT).

Outros causadores dessa situação podem ser ameaça de morte, acidentes ou doenças graves, violência sexual, guerras, entre outros.


Vivemos  uma  enchente no RS e algumas pessoas de forma indireta, testemunhando ou convivendo com a situação ao se disporem a ajudar coletivamente apresentam alguns sintomas. Também de forma direta, perdendo pessoas, animais de estimação, empresas, perdas materiais, documentos ou referências importantes .



A partir disso, surge o medo como primeiro sinal, ele também é protetivo pois impulsiona para a busca de proteção instintual.

Algumas pessoas podem se sentir assustadas, estressadas como se a todo instante o evento traumático pudesse se repetir. Sinais recorrentes de lembranças angustiantes, pesadelos, sentir-se em alerta constante, dificuldade de concentração, alteração de sono, irritabilidade, explosões de raiva e sentimento de culpa e vergonha podem ser frequentes e são sinalizadores que merecem atenção.


Mesmo as pessoas que estiveram mais distantes da situação, apenas ouvindo e vendo imagens do evento, podem sentir-se paralisadas, desmotivadas e culpadas, sofrendo um certo prejuízo na sua rotina.


Se você se identifica ou conhece alguém que esteja passando por algo assim, ajude, oriente ou busque auxilio terapêutico evitando assim agravamento ou limitações na vida em geral (trabalho, estudo, relacionamento)  e na saúde emocional.

 
 
 

Comentários


bottom of page