top of page

Entrevista concedida ao Jornal NH Caderno Viver com Saúde

Atualizado: 22 de jul. de 2020

Publicado em 09.01.2017


Vamos falar um pouco sobre a crise dos casais em tempos de férias e a retomada do ano?

As férias são um período aguardado pelas famílias para desfrutar momentos de descanso e diversão, após um ano inteiro de trabalho. Pode decorrer ao longo desse período o surgimento de conflitos entre casais. Sendo assim observo que a busca de auxílio terapêutico nesta época é expressiva.

Muitos desentendimentos entre casais têm início nas férias?

Férias são caracterizadas por um período mais longo em que a família e os casais permanecem juntos, se programam para viagens ou momentos justamente para isso. Ao longo do ano normalmente os casais estão envolvidos com suas carreiras profissionais, acadêmicas, ou de cuidados com filhos e o tempo do casal acaba por ser menor e até inexistente. As férias alteram essa rotina completamente. Propõem-se estar juntos e então muitas vezes o casal percebe que isso pode ser difícil, aparecem com muito mais evidências as diferenças e especialmente o que não está bem. Podem ficar mais claros até aspectos que um desconhece sobre o outro e que não apareceu ainda por não haver transcorrido o tempo de convívio diário de forma tão intensa como nas férias. Pode ser também um período de rompimentos entre casais, pois nas férias são depositadas as expectativas de alinhamento da relação e o contrário as vezes acontece.

Por que isso ocorre?

A rotina da vida moderna reduz muitíssimo a convivência de um casal, exige-se muito mais de ambos no aspecto individual, restando pouco tempo para estarem juntos. Cada vez mais o casal faz menos coisas juntos e isso provoca a dificuldade de estarem juntos num tempo maior que são as férias. Estarem juntos, conviverem é um aprendizado que decorre da convivência e podem até não ter tido a oportunidade de construir esse aprendizado!

Em famílias de casais com filhos essa situação é mais comum?

Parece que há por outro lado uma exigência de se cultivar esse momentos com os filhos. As férias, teoricamente seriam o momento perfeito. Mas é também nas férias que cada um individualmente quer fazer aquelas coisas que ficaram pendentes no ano, descansar, não fazer nada, viajar, ficar juntos. Acaba que o que seria prazer, pode gerar um conflito ou estresse. Surgem os interesses individuais, destacam-se as diferenças entre todos, se faz necessário maior tolerância com as vontades de cada um desse grupo; Pode ser muito complicado chegar a uma convivência harmônica nesse período.

A situação de não ter espaço para o casal por somente estarem funcionando como pais pode gerar insatisfação e consequentemente favorecer o surgimento do conflito no casal.


Que atitudes podem evitar esses desentendimentos?

O ser humano é hedonista por natureza, quer ficar satisfeito, busca isso o tempo todo.

É preciso negociar entre todos a satisfação parcial em igualdade ou o mais próxima possível disso, planejar os passos desse momento de férias, seja para realizar alguma coisa ou não fazer nada, pois é tempo disso também, e para todos. Sendo um casal, também poderão prever momentos individuais onde cada um realize também aquilo que planejou.

A relação com os filhos interfere na situação?

Parece-me que se a relação com os filhos é harmoniosa assim vai ser também durante as férias, sendo contrária, de conflito, também o será. Da mesma forma entre o casal, se estão bem, as trocas junto com os filhos será igualmente gratificante.

Sair da rotina e relaxar é difícil para algumas pessoas?

Pode ser muito difícil para algumas pessoas e casais, especialmente os que tem como traço a auto exigência, os que são ansiosos, aqueles que são mais controladores também. Sair da rotina e relaxar pode despertar essas característica, de alguma forma, alterar esse 'equilibrio' e com isso desencadear insegurança, mais ansiedade, até agressividade. Esses fatores podem sinalizar a busca de ajuda terapêutica.

Como retomar a rotina atribulada após um período de descanso sem ficar estressado?

Tendo o período de férias sido de descanso e "desligamento" a rotina será retomada aos poucos, sem apreensões e pressas. Caso contrário, a volta já será sob estresse evidente, fazendo com que em poucos dias a pessoa ou o casal já se sinta muito desgastado e esgotado ao retomar o trabalho.




 
 
 

Comentários


bottom of page